quinta-feira, 31 de março de 2011

Cemitério Local (setembro de 1970)
Foto tirada no momento em que chegavam pra enterrar um morador, observamos que o cemitério local era totalmente isolado da cidade e ficava na parte da cidade onde não havia sido habitada ainda, observem a quantidade de Licurizeiros (Ouricurizeiro) que haviam nessa época e não havia, sequer, uma casa próximo e os moradores tinham que dar uma volta pelo Monte Serrote para chegar ao cemitério para enterrar seus mortos. Hoje observamos uma diferença notável, como poderemos observar na segunda foto, há muitas casas ao redor, o cemitério atualmente, fica localizado à Rua da Saudade no bairro Sol Nascente, ao fundo observaremos os bairros do Tangará e Contornolândia.
30 de setembro de 1970 (observem que não havia a capelinha)

31 de março de 2011

segunda-feira, 28 de março de 2011

Comícios realizados no início da década de 1970 (não consegui identificar os candidatos no palanque).

Fotos de uma seção na antiga Câmara Municipal de Vereadores (hoje a Secretaria do Bem-Estar), na primeira foto, no centro vemos Olindino Pacheco, que foi vereador e na segunda o ex-prefeito Valentino (Vavá), com um diabo de um cigarro pendurado entre os dedos. rsrs


quinta-feira, 24 de março de 2011

As fotos apresentadas hoje foram tiradas da Praça Manoel Novaes no início da década de 1960, representam nas imagens a saída de eleitores para comícios de campanha em povoados. 

Praça Manoel Novaes (década de 1960)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Praça Manoel Novaes

Hoje obtive novas fotos pra viajarmos mais um pouco no tempo, gostaria de agradecer a Elisiane Reis por ter gentilmente cedido as imagens abaixo, imagens essas que pertencem ao ex-prefeito Valentino Andrade da Silva que governou a cidade de 1967 a 1970. A medida que eu conseguir mais fotos postarei, portanto, fiquem de olho, visite o blog ou se você tiver alguma fotografia antiga envie para lucaserrolandia@yahoo.com.br e coloque seu nome que eu postarei.


Praça Manoel Novaes (década de 1960)
Desfiles realizados nessa época eram praticamente a única diversão da cidade, juntamente com o futebol, vamos obersvar com atenção como era a paisagem antes e hoje pra quem conheçe a praça, algumas das casas que avistamos do lado esquerdo  ainda se mantém com a mesma faixada dessa época e o prédio mais imponente era a Igreja Católica e não observamos nela as caixas d'água da EMBASA e ao ampliarmos a foto veremos o antigo cruzeiro.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Povoado de Salamin

Hoje consegui mais algumas fotos no Biblioteca do IBGE do povoado do Salamin, ainda povoado de Jacobina, e do Açude Serrote, vejam:
Povoado de Salamin (início da década de 1960)
Esta e a foto abaixo caracterizam uma micro feira livre no povoado de Salamin.
Povoado de Salamin (inicio de 1960).
O local onde vemos nas fotografias acima são da Praça da Igreja Católica, algumas dessas casinhas simples ainda existem. Na primeira foto podemos ver ao fundo que ainda não havia a praça principal do povoado e que ainda haviam muito dos "licuris", típicos de nossa região e que está desaparecendo aos poucos.
Lavadeiras no Açude Público Serrote (início da década de 1960)