quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cerimônia com missa realizada no dia 23 de julho de 1989.



Na oportunidade foram homenageados o Sr Vicente Ferreira dos Santos e o Pe Alfredo Bernardo Haasler com o título de Cidadão Serrolândense pela Cãmara Municipal de Vereadores.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011


Essas fotos que foram tiradas em meados da década de 1990, existia aqui uma fanfarra que se apresentavam em desfiles em celebração ao aniversário de Serrolândia (23 de julho), no dia 07 de setembro ou quando a cidade recebia a visita de algum político importante, seja em campanha eleitoral ou não.
Creio que ao ampliarem essas imagens vocês reconhecerão algumas das pessoas abaixo ou a si mesmos.

Vemos na foto acima os ex-prefeitos Flori e Binezinho e o Padre Alfredo Haasler.







terça-feira, 18 de janeiro de 2011

De hoje em diante também farei uma homenagem aos grandes jogadores e aos times que Serrolândia teve um dia. Nas duas imagens de hoje não consegui identificar os jogadores abaixo, por isso, tenho outras aqui que vou tentar identificar os nomes antes de postá-las:

Estádio Municipal (Hoje chamado Estádio Waldetrudes Carneiro de Magalhães)
Essa foto é da década de 1980 e parece ser o dia de disputa de uma semi-final.

Foto do Estádio Municipal (Década de 1960)
Nas duas imagens observe que haviam poucas habitações e o Estádio Municipal era cercado por folhas de "Licurí", diferentemente de hoje, não é dos melhores da região, mas ao redor percebemos que antigamente era praticamente isolado de tudo.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Hoje tenho umas fotos que recebi com a informação de serem do Povoado de Maracujá:

Fotos do Pov. de Maracujá (provavelmente início da década de 1960)
Como recebi essas fotos de forma anônima não tenho idéia de quem seja essas crianças, mas é bem provável que seja realmente no Maracujá a foto acima, observe acima da criança maior uma caixa d'água, se alguém souber ou reconhecer essas pessoas, favor me envie um e-mail.

Desfile Escola no Pov. de Maracujá (início da década de 1990)

sábado, 15 de janeiro de 2011

As imagens abaixo foram enviadas por um anônimo, por tanto não se sabe que as tirou, mas todas são de 2001.

Vista parcial da cidade de Serrolândia e do Açude Serrote


Vista aérea parcial do Centro de Serrolândia
No detalhe a Praça Manoel Novaes a sua direita e no centro a Praça Juracy Magalhães (Quiosque).


Vista aérea de Serrolândia em 2001
Vou conseguir uma foto mais atual da cidade, mas que mora ou visita aqui podem perceber as grandes mudanças e o crescimento de Serrolândia nessa última década.


Vista aérea do Açude Serrote (2001)

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Açude Serrote em período de seca

Barragem do Açude Serrote (1962)

Lavadeira no Açude Serrote

Lavadeiras no Açude Serrote

Praça Manoel Novaes (provavelmente meados dos anos 1950)
Repare que ainda nem havia calçamento, sequer a praça existia, somente uma grande área onde eram realizadas as feiras-livre.

Praça Manoel Novaes (Início dos anos 1960)

Fonte: biblioteca.ibge.gov.br

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Foto tirada do Monte Serrote (fev-1984)
Dessa época pra muito já se transformou, perceba ao fundo que não havia ainda o bairro Cinelex, haviam poucas construções no Sol Nascente, o estádio era somente um campo e um pequeno traço que era a torre da TELEBAHIA (hoje OI), um pequeno traço que vocês vêem no canto direito superior era um dos cabos de aço que seguravam a torre de transmissão de TV que ficava próximo as caixas d'água.

Foto tirada quase do mesmo local anos depois
Não consegui identificar a data dessa foto, por isso peço que souber ou quem tirou, envie informações que serão editadas posteriormente. O e-mail está na primeira postagem.
Construção do Açude Serrote (1950)
Pode parecer outro lugar, mas essa é uma imagem do fundo do Açude Serrote no início da sua construção em 1950.


Açude Serrote tempos após a conclusão de sua construção
Nessa época o Açude Serrote atingiu uma de suas maiores capacidades de volume de água, provavelmente essa foto seja do início dos anos 60 superando os 10.000.000 m³ de água doce, e que hoje infelizmente é salgada e poluída.


Açude Serrote
Essa foto é da mesma época da anterior e podemos ver trabalhadores do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) que cuidavam da manutenção dos equipamentos que levavam água para Serrolãndia e da área que cercavam a barragem. Detalhe: essa construção não existe mais, nem mesmo as ruínas que ainda podíamos ver há uns dez anos atrás.


Posto de Operação de Divisão de Pesca e Piscicultura (provavelmente início da década de 80)
O nosso Açude tinha muito peixe, e por incrível que pareça, ainda tem, mas nessa época todo o pescado produzido pelo Açude era dividido com os pescadores e a população.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Igreja Católica Matriz - Praça Manoel Novaes (provavelmente final dos anos de 1950 e início de 1960)
Observem os detalhes: ao fundo praticamente não existiam casas e o Monte Serrote ainda não havia sido ocupado. Observe também que não existiam as caixas d'água e havia lá somente a cruz e os postes eram de madeira e naquela época não havia energia elétrica na cidade, a noite a iluminação pública era feita com um gerador a querosene, provavelmente, no qual era desligado às 22:00 horas e ficava localizado onde hoje se situa o Salão Paroquial.


Construção da Praça Manoel Novaes (1964) Fonte: Serrote de Ontem, Serrolândia de Hoje
Deve-se observar as antigas construções que haviam nesse período, e que hoje não existem mais, a não ser a loja de tecidos que pertencia a Waldertrudes Carneiro de Magalhães (quem deu o nome de "Serrolândia" na sua emancipação) e sua residência, que vale destacar, está em ruínas e nunca houve sequer um projeto para a preservação desse imóvel, já que é um dos poucos que restaram na Praça Manoel Novaes.
 Comícios políticos (meados de 1960)
Confesso que não consegui identificar o candidato da foto, posso estar enganado, mas me parece o ex-prefeito Florivaldo Magalhães Sousa (primeiro prefeito de Serrolândia 1963-1966). E essa menininha na foto me lembra alguém, se alguém souber me avise, por favor.
Desfile da antiga Fanfarra em comícios.
Desfile de Fanfarra (anos 1970)
Agradeço gentilmente ao Sr. Ailson que postou o seguinte comentário:

"Olá Luca, meu nome é Ailson, eu sou irmao de Jalon, moro no Rio de Janeiro e, como sou natural daí de Serorlandia e apaixonado por essa terrinha, gostaria de poder colaborar com alguns comentários sobre essas fotos. 

Essa foto que voce colocou o titulo de "Desfile de Fanfarra (anos 60)", na verdade, trata-se de uma foto dos anos 70. E, trata-se de um desfile de 7 de setembro ai em Serrolandia mesmo. Essas 3 pessoas que aparecem tocando coberta e trombone que estao logo na frente da foto sou EU (no meio, tocando trombone), do lado direito é VAL, filho do Sr. Zinho que morava na praca Manoel Novaes e, do lado esquerdo é Djanival, mais conhecido como Dja (filho do finado Antero), tambem tocando corneta (um grande amigo meu de infancia). No fundo da foto, atrás da fila do meio é a casa do Sr. Valdetrudes. Essa senhora com lenço branco na cabeça, do lado de VAL, que está tocando coneta, é "Titinha", irmã de Bel de Faterno.

Pronnto, agora voce já tem comentário fiel dessa foto. Parabens Luca pela iniciativa de colocar essas fotos. Emocionante ve-las na internet, principalmente pra quem mora distante, há muito tempo e gosta muito de Serrolandia, como eu.
Espero ter ajudado com esses comentários. 
Ailson."

Observem também que algumas das árvores que vocês vêem ao fundo foram preservadas e estão bem mais bonitas. E a placa do Bar de Jairo? Ainda é a mesma!

Mais postagens em breve!!! Quem tiver alguma informação ou história sobre os personagens, construções, imóveis ou fotos antigas, forneça-nos enviado para o e-mail lucaserrolandia@yahoo.com.br. Grato!