segunda-feira, 20 de junho de 2011

Jacobina - Antiga sede do Pov. de Serrolândia

Serrolândia foi desmembrada do município de Jacobina em 23 de julho de 1962, não tinhamos hospital, feira livre, um comércio variado de roupas, calçados, móveis, etc. Para tanto, a população do Povoado de Serrolândia, tinha que ir a Jacobina fazer suas compras nas feiras livres e no comércio em geral de Jacobina.
Eu sempre me perguntei - Como seria Jacobina antigamente? Qual a visão dos antigos moradores do Pov. de Serrolândia da sua sede? Hoje vamos acabar com essas dúvidas e ver como era essa cidade que até os dias de hoje é de grande importância para a cidade de Serrolândia.
Para chegar a Jacobina não existia ainda a BA 417 para a BR 324 o trajeto era feito por entre as serras de Jacobina, numa estrada de terra estreita com muitas pedras, curvas e ladeiras. Eis ela abaixo:

 Até hoje é possível ver essa estrada chegando a Jacobina.

Chegando lá, a visão era essa:



Praça da Missão






Igreja Matriz




Antiga Estação Ferroviária



Rio Itapicurú Mirim - Av. Beira Rio
Observem que ainda era possível colocar os pés no rio, hoje infelizmente está totalmente poluído.









Feira Livre
As feiras livres de Jacobina abasteciam toda região, principalmente nossa cidade (ainda Pov. de Serrolândia). todas as fotos são de meados da década de 1950, o Povoado de Serrolândia comprava todos os seus mantimentos em Jacobina, assim como várias localidades da região. Nossos antepassados compravam alimentos como carne, legumes, verduras, cereais, etc, e também utensílios como panelas, copos, talheres, pratos, entre outros, roupas, calçados. Alguns pequenos produtores rurais vendiam sua produção na feira de Jacobina para obter um pouco de dinheiro para futuras eventualidades, já que não tinham uma renda fixa e sobreviviam da agricultura de subsistência.

Informações baseadas em relatos de antigos moradores.
FONTE: BIBLIOTECA IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário